Speakers

barra-verde

Em breve divulgaremos a programação completa do FIEC Summit 2024. Estamos nos dedicando intensamente para proporcionar uma experiência única e enriquecedora. Fique atento às atualizações, estamos preparando algo extraordinário! Confira quem esteve na edição de 2023.

X

PAULO ANDRÉ DE CASTRO HOLANDA

natural de Fortaleza-Ceará, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é o Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará-SENAI-CE e Superintendente do Serviço Social da Indústria-SESI-CE, entidades vinculadas à Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC. Dirige 06 Unidades de Educação Profissional do SENAI-CE, 06 Unidades do SESI-CE, e 02 Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação e 01 Centro de Inovação do SESI-CE. Foi Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará - CDC no período de 2007 a 2010 e Diretor Presidente da Companhia Docas do Ceará - CDC no período de 2010 a 2014, Diretor de Logística Portuária para Assuntos da América do Sul - American Association of Port Authorites - AAPA - Miami -EUA no período de 2013 a 2014. Foi Bolsista do CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico Tecnológico) por um período de 02 anos. Diretor de Inovação Tecnológica do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará - CENTEC. Teve experiência profissional em diversas Empresas e Instituições como o Núcleo de Tecnologia do Ceará - NUTEC, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás -SECTEC - GO, Universidade Vale do Acaraú - UVA, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Integra diversos Conselhos Deliberativos, Temáticos e Câmaras Setoriais do Estado Ceará. Membro da Comissão Administradora do Fundo de Reserva Financeira-SENAI Nacional período de 2018-2019 e período de 2022/2023. Recebeu diversas homenagens como a Comenda " Machadinha de Ouro" pelo Corpo de Bombeiros e Título de "Amigo da Marinha" pela Marinha do Brasil, a "Comenda Beni Veras" outorgada O Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas e Chapéus de Senhoras no Estado do Ceará (Sindconfecções) e o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário no Estado do Ceará (Sindroupas). Homenagem recebida pelos 35 Anos do SINDQUIMICA como Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI em novembro de 2021. A Medalha José Martiniano de Alencar outorgada pelo Comando Geral da Polícia Militar do Ceará em maio de 2022. A Comenda " Amigo da 10ª Região Militar (Região Martins Soares Moreno) do Exército Brasileiro em setembro de 2022.

X

PAULO ALVARENGA

Paulo Alvarenga é CEO da thyssenkrupp na América do Sul desde outubro de 2017. Sediada na Alemanha, a empresa industrial e de tecnologia internacional atua em segmentos de mercado como automotivo, defesa naval e plantas industriais. Na região possui cerca de 4.000 colaboradores e obteve, no ano fiscal 2021/2022, faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões. Alvarenga ingressou na companhia em 2012. Após ser vice-presidente para a América do Sul, entre 2012 e 2015, ele assumiu adicionalmente o cargo de CEO da unidade Plant Technology em 2016, aumentando sua atuação na região nos anos seguintes. Antes de entrar na thyssenkrupp, trabalhou por quase 20 anos na Siemens, onde ocupou diversas posições, tais como, CEO das divisões Mobility e Building Technologies. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG) e tem especializações em Administração de Empresas pela FGV e em Gestão Empresarial pelo IMD, em Lausanne (Suíça). Alvarenga também é Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil- Alemanha (AHK) de São Paulo.

X

MÔNICA SARAIVA PANIK

Brasileira, nascida em São Paulo, formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e Business MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou 18 anos para a indústria automotiva no Brasil e 11 anos em empresas líderes mundiais das tecnologias de hidrogênio e célula a combustível na Alemanha. Possui 25 anos de experiência no setor do hidrogênio. Foi Gerente do Projeto "Ônibus a Célula a Combustível para Transporte Urbano no Brasil" por parte do Consórcio. Trabalhou na organização da 22ª World Hydrogen Energy Conference no Rio de Janeiro em junho de 2018. Hoje é mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil, curadora da Biosphere World e consultora de diversas instituições brasileiras e internacionais, como a FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Recentemente foi nomeada como uma das "Remarkable Women in the field of transport" pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e pela Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) no âmbito da TUMI (Transformative Urban Mobility Initiative).

X

MILTON STEAGALL

Milton Steagall, CEO do Grupo BBF, empresário com mais de 30 anos de experiência no segmento de biocombustíveis, começou a estudar os desafios energéticos da região amazônica no início dos anos 2000 e participou ativamente do Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, decreto 7.172 do Governo Federal, publicado em maio de 2010. Em 2008, fundou o Grupo BBF (Brasil BioFuels), com o propósito de recuperar áreas degradadas da Amazônia com o cultivo sustentável da palma e mudar a matriz energética dos Sistemas Isolados do Norte do Brasil, a partir de uma matriz sustentável e limpa, substituindo o uso do óleo diesel fóssil por biocombustíveis produzidos a partir de óleo de palma. Durante os 15 anos de trajetória à frente do Grupo BBF, Steagall consolidou a empresa como a maior produtora de óleo de palma da América Latina e segue inovando seu portfólio de negócios com os recentes anúncios da inédita biorrefinaria para produção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e RD (Diesel Renovável) prevista 2026 e o início de operação da BBF BioTech, unidade especializada em biotecnologia que produz insumos renováveis para substituição de produtos petroquímicos atendendo diversos setores de mercado.

X

MARK MCHUGH

Mark é Diretor Executivo da Transhydrogen Alliance Brasil, liderando o desenvolvimento de um projeto de produção de hidrogênio verde em escala mundial no Porto de Pecém, visando exportações de amônia verde para Europa. Ele é Diretor do Projeto em nome de um consórcio internacional - Casa dos Ventos, Comerc, Transhydrogen (CCT). Atualmente, ele é responsável pela coordenação de novos negócios e estudos de viabilidade, incluindo estratégia, desenvolvimento de mercado, fornecimento de energia renovável, financiamento do projeto. e estudos de produção de H2V. Mark tem extensa experiência na realização de negócios internacionais e na prestação de serviços de assessoria para um portfólio de grandes investimentos nas áreas de petróleo, gás e energia. Durante sua distinguida carreira, ocupou cargos executivos seniores na Shell International em desenvolvimento de projetos e novos negócios, M&A, marketing, vendas, consultoria estratégica e administração geral.

X

LUIZ EDUARDO BARBOSA

Engenheiro Civil, Diretor Executivo da J.Macêdo Comércio, Administração e Participações S/A; Diretor de Geração Centralizada do SINDIENERGIA/CE; Vice-Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e Membro do Conselho de Consumidores da ENEL/CE - CONERGE, representando a Indústria. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará - UFC; com Especialização em Railway Rolling Stock Engineering pela Japan International Cooperation Agency - JICA e em Administração da Qualidade pela UFC/IEL; Extensão em Infrastructure in a Market Economy, Boston/EUA - Harvard University - Executive Programs; É Diretor Executivo da J.Macêdo Comércio, Administração e Participações S/A; Diretor de Geração Centralizada do SINDIENERGIA/CE; Vice-Presidente da Câmara Setorial de Energias do Ceará; e Membro do Conselho de Consumidores da ENEL/CE - CONERGE, representando a Indústria. Foi Diretor de Novos Negócios do Grupo PB Construções; CEO da Siderúrgica Latino-Americana S/A - SILAT; CEO da Bons Ventos Geradora de Energia S/A; Secretário de Infraestrutura do Estado do Ceará; Presidente dos Conselhos de Administração (Chairman) da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, Companhia de Gás do Ceará - CEGÁS, Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - METROFOR e Companhia de Integração Portuária do Ceará - CEARÁPORTOS; Diretor Presidente do METROFOR - Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos; Subsecretário da Secretaria dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Ceará - SETECO/CE; e Diretor de Planejamento da SETECO/CE.

X

JURANDIR PICANÇO

JURANDIR PICANÇO JÚNIOR, Engenheiro Mecânico e Eletricista, Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia - ACE. Com 57 anos de atuação no setor de energia, em diversas atividades exercidas esteve ligado às energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas de desenvolvimento das energias eólica e solar, e agora, do hidrogênio verde no Ceará. Em pesquisa do Grupo Mídia, foi contemplado com o troféu "100 Mais Influentes da Energia 2022"

X

GUILHERME RICCI

Guilherme Ricci ocupa, atualmente, o cargo de diretor de Negócios na White Martins, sendo responsável pelo desenvolvimento de novas oportunidades nos segmentos de gás natural e hidrogênio. Ingressou na empresa em 1993 e, desde então, ocupou diversas posições no Brasil, além de ter liderado a operação da companhia no Chile. Guilherme é graduado em engenharia mecânica pela PUC-Rio e possui MBA em Finanças pelo IAG PUC-Rio.

X

DIANA AZEVEDO

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1990), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (2001). É Professora Titular da Universidade Federal do Ceará e foi Professora Visitante Ad honorem (2012/2014) da Universidade Nacional de San Luis, Argentina. Ocupa atualmente o cargo de vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (2023-2027), na gestão do Reitor Custódio Almeida. É pesquisadora PQ-1A do CNPq, com experiência em Adsorção e Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de adsorventes, medidas fundamentais de sistemas de adsorção e catálise, armazenamento / separação / purificação de gases por adsorção e processos de separação em fase líquida baseados em cromatografia preparativa. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC (conceito 7 CAPES). Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do CNPq e do Comitê da área de Engenharias II da CAPES. Preside a Sociedade Brasileira de Adsorção (BAS) e é membro do Conselho Superior da FUNCAP (FAP do estado do Ceará). Pertence ao Corpo Editorial de três das principais revistas científicas internacionais da área de Engenharia Química e é editora associada do periódico Chemical Engineering Research Design. É membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). É mãe de três filhas, nascidas em 1994, 2001 e 2003. Tem interesse particular em ações afirmativas e políticas públicas que promovam maior equilíbrio de gênero nas carreiras STEM.

X

ANSGAR PINKOWSKI

Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) Engenheiro mecânico pela Universidade de Stuttgart com especialização em energia com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais. Especialista internacional para hidrogênio verde e transição energética. Palestrante e Co-fundador do Pacto Brasileiro pelo hidrogênio verde. Especialista integrado do programa H2Uppp pelo ministério de Economia e Ações climáticas do governo alemão.

X

ANA CLAUDIA NIOAC

Pesquisadora do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química ICT no departamento de engenharia ambiental desde 2009. Foco nas áreas de Análise de Ciclo de Vida (LCA), impacto ambiental, eco-design e circularidade. Longa atuação em projetos da Comunidade Européia para o setor da aviação civil e gestão de resíduos. Responsável dentro do Fraunhofer ICT por buscar parcerias com institutos de pesquisa, universidades e empresas brasileiras. Doutora em Planejamento Energético da COPPE / UFRJ. Pesquisadora do CEPEL-Eletrobrás durante 2002-2005 atuando no PROINFA. Formada pelos Ministérios brasileiros das Cidades e do Meio Ambiente para treinar multiplicadores para o cálculo e avaliação de crédito de carbono.

X

Fernando Elias

Mestre em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Federal de Itajubá e com MBA executivo no INSPER, com 20 anos de experiência no setor elétrico, atuando nas áreas de regulação e comercialização em empresas como Brasil PCH, ESBR e CPFL Renováveis. Atualmente está como Diretor de Relações Institucionais da Casa dos Ventos, como Conselheiro do Operador Nacional do Sistema - ONS e Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Energia Eólica - ABEEólica.

X

Eduardo Pedroza da Cunha Lima

Graduado em Química Industrial (2001), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2003) e MBA pela FGV e Universidade de Chicago (2014). Trajetória profissional de mais de 20 anos na área hídrica industrial, incluindo 15 anos em grandes grupos empresariais e atualmente possui o cargo de diretor da ALADYR (Associação Latino-Americana de dessalinização) e de gerente responsável pela área de Novos Negócios na GS INIMA Industrial no Brasil.

X

Newton Pimenta

Doutor em Química Analítica (1995) pela Unicamp, desenvolveu sua carreira como pesquisador trabalhando em tecnologias do hidrogênio no Laboratório de Hidrogênio da Unicamp. Colaborou com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Programa d Hidrogênio e Células a Combustível (ProH2). Participou de várias delegações científicas brasileiras em missões nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Argentina. Colaborou também com o Ministério das Minas e Energia no desenvolvimento do Roteiro para a Estruturação da Economia do Hidrogênio no Brasil. Em diversas oportunidades, integrou a delegação brasileira nas reuniões da IPHE - Parceria Internacional para Hidrogênio e Células a Combustível na Economia, com ênfase no grupo de trabalho de normas de segurança do hidrogênio. Foi Secretário Executivo do Centro Nacional de Referência em Energia do Hidrogênio (CENEH) e chairman do WICaC - Workshop Internacional de Células a Combustível e Hidrogênio. Atualmente, é diretor da empresa H2 Análises Técnicas e Perícia Ltda, que presta consultoria na área de gases, equipamentos e processos, análise de gases e umidade, e segurança do hidrogênio. Desde o ano 2022, tem colaborado com a GIZ no projeto H2Brasil na qualidade de consultor e professor nos cursos de Hidrogênio Verde.

X

DAVI BOMTEMPO

Economista, com Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV-RJ) e Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Atualmente é gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderando as agendas de ESG, Transição Energética, Mercado de Carbono, Economia Circular, Bioeconomia, Conservação Florestal, entre outras. Profissional de relações institucionais e governamentais com conhecimento em estratégia de advocacy e mobilização de stakeholders. É secretário executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI e representante do setor industrial em diversos fóruns nacionais e internacionais.

X

FABIO KOGA

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e MBA em international executive - Fundação Instituto de Administração. Exerce suas atividades na Siemens desde 2008, onde passou por diversas posições nas áreas de Account Manager do Segmento Quimico, Gerente de Vendas Verticais, Diretor de Vendas, Diretor de Unidade de Negocios.

X

LUIS MECA

Gerente Geral, responsável pela unidade de Power Consulting da Hitachi Energy na América Latina. Trabalhando há mais de 40 anos (24 na Hitachi Energy/ABB) possui ampla experiência em Gestão de Unidades de Negócios, Head de PMO, Engenharia e Gestão de Projetos em empresas multinacionais e nacionais de Transmissão de Energia, Geração de Energia e Serviços. Atuação permanente como gestor e líder de equipes especializadas e multidisciplinares.

X

Alcileia Farias

Mestra em Ciências Empresariais pelo Instituto Politécnico de Portugal, pós graduanda em ESG- Governança Ambiental, Social e Corporativa - UNICE - Paraná, MBA em ESG & Impact pela Trevisan escola de negócios e EXAME.Academy, MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Experiências Profissionais: 12 anos em coordenação e execução das Práticas de Responsabilidade Social realizadas pelas empresas do setor de Energias Renováveis atuantes no estado do Ceará. Coordenadora do Núcleo ESG- Environmental, Social and Governance na FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará, instituição com quase 1.500 colaboradores que atende cerca de 15.000 indústrias locais.Professora convidada do curso de Pós Graduação na UNIFOR - Universidade de Fortaleza. Membro da Comissão de Sustentabilidade da OAB-Ceará e Conselheira do Grupo O Povo de Comunicação.

X

Carlos Alberto

Carlos Alberto Mendes Júnior nasceu no dia 6 de dezembro de 1985, em Jaguaribe. É graduado em Saneamento Ambiental e tem especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Servidor concursado da Semace, desde 2010, integrou a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental, onde chegou a gerente, em 2015. Foi diretor de licenciamento ambiental. É o primeiro servidor de carreira da Semace a assumir o cargo de superintendente, em 30 anos da autarquia. Mestre em Climatologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

X

Cayo Moraes

Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Mestre em Administração e Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, com atuação em posições executivas nas áreas de O&M de empreendimentos de geração de energia, gestão de projetos e gestão de programa de pesquisa e desenvolvimento - P&D ANEEL. Atualmente, exerce a função de Gestor Executivo na EDP, sendo responsável pela gestão da operação de uma usina termelétrica à carvão com 720 MW de capacidade instalada e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, e também lidera o 'Projeto Pecém H2V: Desenvolvimento de Roadmap e Projeto Piloto de Hidrogênio Verde na UTE Pecém', o primeiro do Brasil em escala de MW.

X

Felipe Cruz

Felipe traz consigo uma vasta experiência com bacharelado em Engenharia Elétrica, mestrado em Energias Renováveis ​​e MBA em gestão de negócios. Sua ilustre carreira de 18 anos abrange a Siemens, o empreendedorismo em diversos setores e ações orientadas ao impacto na transição energética global. Felipe é Visiting Fellow na Universidade de Cranfield, renomada instituição em tecnologias de baixo carbono, e atua como Advisor na Energy Systems Catapult, empresa de tecnologia e inovação apoiada pela agência de inovação do Governo Britânico. Colaborando estreitamente com os decisores políticos, o meio acadêmico e a indústria, ele lidera os esforços para acelerar a transição energética globalmente, com ênfase em setores de difícil abatimento e suas principais alavancas, incluindo o hidrogénio e CCUS (captura, utilização e armazenamento de carbono). Notavelmente, o papel influente de Felipe nas discussões bilaterais com outras nações tem sido fundamental na definição de estratégias robustas para a descarbonização industrial, demonstrando a sua experiência e liderança no cenário global, destacando-se o apoio ao governo Britânico em discussões com Itália, África do Sul e Brasil.

X

Gustavo Noronha

Formação Acadêmica: Graduação: Engenharia Eletrônica - Escola de Engenharia de Lins (UNILINS) Pós-Graduação: Gestão de Projetos - Universidade de São Paulo (USP) Atuação Profissional: Experiência de mais de 22 anos na Toyota do Brasil atuando na Engenharia de Produto e Certificação & Regulamentação Veicular. Conhecimento nas áreas de Eletrônica Automotiva, Sistema de Combustíveis e Eletrificação Veicular. Atualmente Gerente de Relações Governamentais. Diretor de Eletromobilidade da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Membro das Comissões Técnicas da ANFAVEA e AEA. Integrante da Associação Brasileira do Hidrogênio - ABH2 Gerente de Relações Governamentais, diretor de Eletromobilidade da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), membro das Comissões Técnicas da ANFAVEA e AEA e integrante da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2).

X

José Alberto

Formação acadêmica: Bacharel em Química, Químico Industrial/UFC, Especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo na Petrobras, Economista/UFBa e com cursos de especialização na UFRJ/Copead e USP. Formação profissional: No período de 1969- 2016, atuou na Petrobras em diversas áreas como nas Áreas Industrial, Comercial, Gestão e Engenharia, sempre no segmento de Fertilizantes, tendo ocupado diversas funções Gerenciais e de Direção, tendo sido Diretor da Nitrofértil e da Ultrafértil, além de membro de Conselhos de Administração da INDAG e da UTE Romulo Almeida. A partir de 2016, atuou como Consultor nas Empresas Galvani/Yara, Formitex e Unigel. Desde setembro/2020 é Diretor da Unigel tendo sido o responsável pela retomada à produção da antigas Fábrica de Fertilizantes da Bahia / Petrobras -Fafen /Ba a partir de junho/ 2021, além de apoiar o desenvolvimento de novos projetos no segmento de Fertilizantes e Hidrogênio Verde.

X

José Wally

José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Telecomunicações. É graduado (licenciado e bacharel), mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do IFCE desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do campus de Fortaleza. Já atuou em vários cargos de gestão no IFCE, entre os quais coordenador de cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-graduação e assessor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. De 2017 a 2020 ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto. Desde 2021 é reitor do IFCE, eleito pela comunidade acadêmica. É pesquisador do laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - LOCEM/UFC. Tem experiência na área de Física aplicada a Telecomunicações, Eletromagnetismo, Áreas Clássicas da Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Telecomunicações, Grafeno, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Fotônica, Redes sensores, Comunicação óptica, Telesaúde e Smart City.

X

Leandro Monaco

Leandro Monaco é engenheiro de controle e automação e Mestre em Engenharia de Sistemas, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ele ingressou na ABB Brasil em 2006, e ocupou diversos cargos na empresa desde engenheiro de controle de processos, gerente de engenharia, gerente de produtos global. Ele também teve uma experiência como diretor global de vendas e marketing na Westermo Suécia, onde foi responsável pelo segmento de energia. Leandro mora em Västerås na Suécia desde 2014, onde atua como diretor global de Vendas da área de Digital, no segmento de Sustentabilidade para Indústrias de Energia. Seu foco é desenvolver o mercado de soluções digitais e inteligentes que contribuem para as indústrias de energia aumentarem sua eficiência, ao mesmo tempo reduzindo o consumo de energia e as emissões de carbono, onde defende o lema que "a molécula de carbono que menos polui é a que nunca foi emitida".

X

Markus Franke

Dr. Markus Francke é PhD em biologia agrícola e tem mais de 30 anos de experiência de trabalho gerenciando projetos, sempre com foco em aspectos ambientais como economia circular, tratamento de resíduos, eficiência energética, conservação ambiental e mitigação das mudanças climáticas. Tem ampla experiência internacional. Atuou como gerente de desenvolvimento de novos projetos de proteção ambiental para uma empresa alemã no Vietnã, Indonésia, China e países da América Latina. Foi vice-presidente de uma empresa chinesa focada em meio ambiente e energia, atuando em Pequim e gerente de projetos da GFA na Indonésia. Mais recentemente atuou como gerente do Programa de Energia da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em Uganda e, atualmente, atua como gerente do projeto H2Brasil, também da GIZ, que tem por objetivo a expansão do mercado de hidrogênio verde no Brasil.

X

Rodrigo Caetano

Rodrigo Caetano é jornalista e escritor, autor do livro Empreendedorismo Consciente: como melhorar o mundo e ganhar dinheiro (Alta Books, 2019). Trabalhou como repórter e editor nas principais publicações de negócios do país. Venceu os prêmios Petrobras e Citi Journalistic Excellence, concedido pela Columbia Graduate School of Journalism. Atualmente, lidera a editoria ESG da Exame e apresenta o podcast ESG de A a Z.

X

Ton Holanda

CEO da BCP Engenharia, grupo com sede em Fortaleza, e responsável pela edificação de grandes empreendimentos atacadistas e industriais do país, Ton Holanda lidera a operação, presente em quase todos os estados brasileiros e que emprega mais de mil colaboradores.

X

Yuri Ramos

Matemático pela Universidade de Brasília e MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Yuri Ramos tem 25 anos de experiência internacional. Como executivo, liderou equipes de engenharia e tecnologia no Brasil e no exterior. Atualmente é diretor de parcerias no MIT ILP (Industrial Liaison Program), que conecta o MIT a grandes empresas e instituições globais.

X

Joaquim Rolim

Atualmente é secretário executivo da Indústria na SDE/CE e coordenador de energia do Consórcio Nordeste. Participou do Grupo de Trabalho instituído pelo Governo do Estado do Ceará para desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde. Foi coordenador do Núcleo de Energia da FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Foi presidente da Câmara Setorial de Energias da ADECE - Agência de Desenvolvimento do Governo do Estado do Ceará. Também foi diretor técnico e conselheiro da Associação Brasileira de Geração Distribuída - ABGD. Possui larga experiência em distribuição de energia e no setor industrial, com amplo conhecimento em energias renováveis e hidrogênio verde. Coordenou a elaboração do novo Atlas Eólico e Solar do Ceará, e foi consultor na elaboração do Atlas Eólico e Solar do Maranhão. Formação Acadêmica: • Engenheiro Eletricista graduado pela UFBA - Universidade Federal da Bahia • Especialização em Administração Industrial pela USP - Universidade de São Paulo • MBA em Gestão de Negócios de Energia Elétrica pela FGV - Fundação Getúlio Vargas

X

Silvia Oliveira

Coordenadora socioambiental na Qair Brasil. Natural de Recife, Silvia é engenheira florestal e engenheira de segurança do trabalho, trouxe seus conhecimentos para a área de energias renováveis há 14 anos, tendo em seu portfólio grandes projetos no setor. É uma profissional com sólida experiência em licenciamento ambiental e projetos sociais, sendo também responsável pelo desenvolvimento da cultura ESG na Qair.

Dia 25/10/2023 (quarta-feira) Dia 26/10/2023 (quinta-feira)

Plenário

08h às 10h00

Credenciamento, Networking e Visita à exposição


10h às 12h30

Solenidade de Abertura e Palestra Magna


12h30 às 14h00

Intervalo para o almoço


14h às 17h00

Painel: Investidores: suas iniciativas e empreendimentos no Ceará

Ricardo Cavalcante - Pesidente da FIEC/ Associação Nordeste Forte
Luis Viga - Presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Hidrogênio Verde (ABHIV)
e CEO da Fortescue para o Brasil
Fernando Elias - Diretor de Regulação e Comercialização da Casa dos Ventos
Erick Torres - CEO ArcelorMittal - Pecém
Alexandre Negrão - CEO Aeris Energy
Leonardo Euler de Morais - VP Vestas do Brasil
Guilherme Ricci - Diretor de Negócios - LINDE/White Martins
Jorge Borrell - CEO QAIR Brasil (QAIR GROUP)
Carlos Pompermaier - Vice-Presidente de Assuntos Corporativos
e Regulação da AES Brasil


17h00 às 17h30

Networking; Visita à exposição


17h30 às 18h00

Keynote Speaker 2: Política Alemã de Importação de Hidrogenio Verde

Ursina Krumpholz - Conselheira Ministerial do departamento VA4 - América 
Latina - Ministério da Economia e do Clima da Alemanha


18h00 às 19h00

Certificação e financiamento do H2V

Ansgar Pinkowski - Diretor de Transição Energética e
Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro - AHK Rio
Luis Alberto Esteves - Economista-Chefe e Assessor Especial da Presidência do
Banco do Nordeste do Brasil S/A
Gabriel Legramanti Ramos - Analista de Informações ao Mercado Pleno da Câmara
de Comercialização de Energia Elétrica e Membro do time de desenvolvimento da Certificação de Hidrogênio Verde no Brasil
Carlos Antonio Costa - Economista Sênior de Energia do Banco Mundial


Plenário

08h às 09h00

Credenciamento; Networking; Visita à exposição


09h às 10h30

Painel: Capacitação de Mão de Obra, Pesquisa e Inovação em H2V

Paulo André Holanda (Moderador) - Diretor do SESI/SENAI CE
José Wally Mendonça Menezes - Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Ana Claudia Nioac de Salles - Fraunhoffer ICT
Markus Francke - Diretor do Projeto H2Brasil da GIZ (Berater bei Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit)


10h30 às 11h30

Painel: Hub de H2V do Ceará - Avanços e perspectivas

João Salmito Filho (Moderador) - Secretário de Desenvolvimento Econômico
do Estado do Ceará
Jurandir Picanço - Consultor de Energia da FIEC
Hugo Santana de Figueirêdo - Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial
e Portuário do Pecém, a CIPP S/A
Diana Cristina Silva de Azevedo - Vice Reitora da Universidade Federal do Ceará


11h30 às 12h30

Painel: O H2V e suas Aplicações - Power to X

Monica Saraiva Panik - Consultora Internacional da Federação das Indústrias do Estado do Ceará
José Augusto Gomes Campos - Executivo Novos Negócios da Casa dos Ventos
José Alberto Montenegro Franco - Diretor da UNIGEL
Gustavo Noronha - Gerente de Certificação & Regulamentação Veicular - TOYOTA
Paulo Alvarenga - CEO na Thyssenkrupp da América do Sul
& Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK)


12h30 às 14h00

Intervalo para o almoço


14h00 às 14h30

Intervalo para visitação à exposição


14h30 às 15h30

Painel: Infraestrutura, armazenamento, transporte e distribuição do H2V

Luiz Carlos Queiroz - CEO da B&Q Energia e Presidente do SINDIENERGIA Ceará
Wouter Demenint - Gerente Comercial na PoR - Porto de Roterdã
Adão Linhares Muniz - Secretário Executivo de Energia da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará
Mark McHugh - CEO Transhydrogen Alliance Brasil
Eduardo Pedroza da Cunha Lima - Gerente de Novos Negócios da GS Inima


15h30 às 16h30

Painel: Tecnologias para a Cadeia Produtiva do H2V

Yuri Ramos (Moderador) - Program Director at Massachusetts Institute of Technology
Leandro Monaco - Coordenador Global de Desenvolvimento de Negócios da ABB
Fabio Koga - CEO da Unidade de Negócios de Automação de Eletrificação - Siemens
Daniel Gabriel Lopes - Diretor (Hytron / NEA GROUP) | Mentor em Mobilidade com Hidrogênio (SAE Brasil)


16h30 às 17h00

Networking; Visita à exposição


17h00 às 18h00

Painel: Geração Eólica Offshore

Joaquim Rolim - Secretário Executivo da Indústria (SDE - Ceará)
Lauro Fiuza - Presidente do Conselho do Grupo Servtec (Joint Venture com a CORIO do
Fundo Macquarie)
Davi Bomtempo - Gerente Executivo - Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Glenio Saraiva Correia Junior - Coordenador de Portfólio e Parcerias em Eólica Offshore Petrobras


18h00 às 19h00

Combustíveis sintéticos a base de H2V

Expedito Parente (Moderador) - ADECE
Milton Steagall - CEO Brasil Bio Fuels - BBF
Christian Schöck - CEO Grupo Gera
Daniel Reedtz Cohen - Diretor Geral da Svitzer Brasil


19h00

Coquetel

MAIS INFORMAÇÕES

(85) 4102-0048

@fiecsummit

FIEC Summit